segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ARTE - SEMANA DE 30/08/2021 A 10/09/2021 - 6º, 7º, 8º e 9º anos - Turma "A" e "B" PRESENCIAL- e todos alunos remotos. Profª Valéria

 Bom dia, Turmas!!

Vamos para mais uma semaninha cheia de apredizagem sobre o mundo do Teatro.


Quando o público compra o ingresso para assistir a uma peça de teatro, está em busca apenas de diversão ou de certo alívio para as tensões do dia-a-dia. Mas para os atores e profissionais que estão atuando dentro e fora do palco, nenhuma peça é igual a outra, ao contrário. Existem várias vertentes do teatro, cada uma com suas peculiaridades. Para mostrar as diferenças entre os tipos de peças teatrais preparei um texto com as vertentes mai comuns e suas principais características.


AUTO

Criado na Espanha da Idade Média, por volta do século XII. o AUTO é um subgêneto da literatura dramática, e tem como objetivo principal a sátira, principalmente de autoridades e expoentes da sociedade da época, e também dar lições de moral, como no clássico "Auto da barca do inferno", de Gil Vicente, a grande expressão deste gênero dramático. A moral é um elemento decisivo nesse sub-gênero.

COMÉDIA

Nesse tipo de teatro nas artes cênicas, o humor é o combustível.  Em geral, as peças de teatro do tipo comédia são criadas para fazer rir, aliviando as tensões do dia-a-dia. Porém, o que aos poucos vem sendo percebido pelo público que acompanha esse tipo de teatro, é a mensagem que passa ao espectador. Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cômico está baseado no facto de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público (que sabe de tudo) vai rindo cada vez mais.

DRAMA

No drama, o sofrimento da vida cotidiana, seja dos personagens centrais ou de outros integrantes do elenco, é explorada. O drama conta também histórias de vida, que podem esconder lições ao decorrer da peça. A palavra drama origina-se na Grécia Antiga significando Ação. 

FARSA

Assim como na comédia, a sátira é um elemento muito presente nas peças teatrais produzida sobre esse estilo. Porém, aqui, não há preocupação com a verossimilhança. Ou seja, nada precisa fazer sentido, assim como o não questionamento de valores. A moral aqui não encontra lugar.

verossimilhança = característica do que é verossímil, que aparenta ser ou é tido como verdadeiro.

MELODRAMA

Neste tipo de teatro, o drama é acentuado, carregando nuances mais intensas de sofrimento. Alguns aspectos da vida dos personagens são trabalhados mais intensamente, para dar mais dramaticidade ao texto. 

ÓPERA

Na ópera, são combinadas falas e música, aumentando ainda mais a carga dramática da peça, mesmo que não se trate de um drama. As mais bonitas óperas são as italianas.

MONÓLOGO

No monólogo, toda a peça é conduzida por um único ator. Ele interage com o público e também consigo mesmo, conversando como se estivesse dialogando com outra pessoa. Neste tipo de peça, o ator discute cenas do cotidiano, tenta resolver problemas, apresenta situações vivenciadas ou, ainda, pode fazer uma reflexão sobre parte da sua vida.

REVISTA

No teatro de revista, as peças tem um caráter mais popular, de entretenimento, e é marcado por muitas apresentações de musicais, apelo à sensualidade e à comédia, ocultando fortes crísticas políticas e sociais.

STAND-UP COMEDY

Em moda nos últimos anos, o Stand-up comedy é uma peça de teatro com pitadas de humor e apresentanda por um comediante.  Durante a encenação. o comediante interage com o público, dosando as histórias contadas com experiências e interações de quem está assistindo a episódios de sua própria vida.

MUSICAL

Aqui, o espectador confere uma peça que une música, canções, danças e diálogos que, ao contrário da ópera, são falados e não cantados. Nunca será usado o plaback, o artista tem que cantar ao vivo.

TEATRO DE FANTOCHES

Teatro de bonecos ou Teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, a apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.

TEATRO DE SOMBRAS

O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países. São utilizados as mãos, o corpo ou artefatos feitos com vários tipos de materiais que faça refletir sua sombra através da luz de um projetor á uma tela.

TEATRO LAMBE-LAMBE

O teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa linguagem é de origem remota com registros do antigo oriente que reaparece no Brasil na década de 90 e tem estado presente em mostras paralelas em festivais de Formas Animadas.


Agora, que você conheceu os vários tipos de teatros existentes, responda o questionário no Google forms abaixo até o dia 10/09/2021, quinta-feira. Segue o link abaixo:

https://forms.gle/HCTJdWfoLA2hsh88A

TODOS OS ALUNOS DE TODAS AS TURMAS PRESENCIAIS E REMOTAS, DEVERÃO FAZER O QUESTIONÁRIO NO PERÍODO DE 30/08/2021 Á 10/09/2021, APROVEITANDO JÁ  PARA ESTUDAR PARA AS AVALIAÇÕES QUE ESTÃO CHEGANDO.

Atendimento remoto: sexta-feira, das 9:00 ás 11:00 através do chat/Messenger do facebook da Professora

https://www.facebook.com/valeria.figueira.3745 



Nenhum comentário:

Postar um comentário